- Junho 6, 2022
- Publicado por: multipla.marketing
- Categoria: Artigo
A transformação digital é um caminho sem volta. Ou seja, as empresas devem seguir essa tendência, caso pretendam manter-se fortes e competitivas.
Consiste numa nova mentalidade adoptada pelas companhias em que o uso de soluções tecnológicas passa a ser fundamental para manter os serviços acessíveis e um bom relacionamento com os clientes e fornecedores.
“O fenómeno da transformação digital caracteriza-se também por exigir das organizações, uma maior capacidade de utilizar os dados de forma estratégica. Além disso, obriga as empresas a criar mecanismos para se adaptar às mudanças com agilidade”
A transformação digital provocou uma série de mudanças no mundo corporativo e no dia-a-dia dos cidadãos. Em relação às empresas, é possível identificar diversas modificações nos últimos anos.
Uma delas é o maior foco nas necessidades do consumidor. Para ter mais capacidade de assimilar o comportamento do público, as empresas optam por soluções tecnológicas, como a inteligência artificial e o Big Data.
Hoje, utilizar as informações de forma estratégica contribui para lançar produtos, adoptar uma política de preços eficiente e desenvolver campanhas de marketing capazes de expandir as vendas.
A transformação digital também faz com que as empresas busquem uma maior eficiência. Na indústria, estão a ser adoptados equipamentos com foco na internet das coisas (IOT) e na inteligência artificial.
Esse movimento permite, ao mesmo tempo, diminuir o número de erros na fabricação de itens, reduzir custos com mão-de-obra e tornar a logística mais dinâmica.
Vale destacar que a transformação digital está a modificar a forma como os empregados se relacionam com as empresas e seus empregadores. Muitas empresas usam a cloud computing para aumentar o nível de mobilidade da equipa.
O avanço tecnológico também contribui para as empresas adoptarem o tele-trabalho, integral ou híbrido.
Essa tendência foi fortalecida com a pandemia do novo coronavirus e tem como foco expandir a produtividade e dar mais qualidade de vida aos colaboradores.
“O sector de IT colabora de várias maneiras para uma empresa estar conectada com as tendências da transformação digital. Por meio de serviços de consultoria, é possível indicar quais são os recursos tecnológicos mais adequados para atingir um desempenho notável.
Uma empresa de IT ajuda ainda a adoptar mecanismos de segurança que permitem elevar o nível de disponibilidade e de protecção dos dados corporativos.